segunda-feira, março 12

O VINHO BRANCO DA BAIRRADA


Dos tradicionais produtores de vinho (França, Itália e Portugal), os vinhos portugueses oferecem ao consumidor o menor risco deste levar uma “zurrapa” para casa.
Eles ainda brilham pela extrema variedade de suas castas e micro - climas. Portugal oferece uma maneira bem particular e regionalizada de beber vinho, fugindo das bebidas standart que dominam o mercado.
Esse é um vinho branco da Bairrada, bastante simples e muito fresco (2006 - ver foto do contra-rótulo). Entre as uvas brancas dessa região, a Maria Gomes, é a principal variedade, seguida por Bical, Arinto, Sercial e Rabo de Ovelha.
Quarenta por cento da produção de vinhos, na região, está nas mãos de Adegas Cooperativas, sendo a maior e melhor delas a de Catanhede. Há também grandes grupos como A Sociedade Agrícola e Comercial Vinhos Messias que é uma Casa tradicionalíssima, localizada em Mealhada e que passa por um processo de modernização de seus vinhos.

Vinho da foto ; Rs 11,90 , comprado no Supermercado Sondas.




quinta-feira, março 8

VINHO VERDE


Vinho Verde

Um ditado local diz que no Minho o vinho é verde. A gente que o faz não.
A região , a maior de Portugal, produz um vinho único no Mundo , muito fresco, de boa acidez e com certa efervescência , batizada de agulha.
O nome da região é alvo de grandes confusões, mas o “Verde” no caso , tanto para tintos como para brancos , pode significar que é uma bebida para ser apreciada jovem e não madura.
Para os brancos , as principais uvas são Alvarinho, Avesso, Azal-branco, Batoca, Loureiro, Pedernã e Trajadura.
Experimente esse da foto com sardinhas frescas na brasa e batatas aos murros, ao ar livre.
Para não errar , ao beber um vinho verde mais corriqueiro, compre a safra do ano ou no máximo do ano anterior.
Fonte; Larousse do Vinho - reimpressão brasileira

(O vinho do texto custa perto de RS 15,00 , no Superm.Sondas)